Associação Portuguesa de Arbitragem

Conselho para a Arbitragem de Investimento

O Conselho para a Arbitragem de Investimento foi criado em 2012 e é presidido por Tiago Duarte. O objetivo do Conselho para a Arbitragem de Investimento é fornecer informação sobre a existência, importância e características que tornam a arbitragem de investimentos única.
Para atingir o seu objetivo, o Conselho organiza e dá acesso a informações úteis em matéria de arbitragem de investimento (Convenções Internacionais, livros e artigos científicos, jurisprudência internacional, cláusulas modelo, estatísticas, painéis de árbitros).

Notícias:

 Novas regras do ICSID submetidas a votação do Conselho Administrativo

 Assinalando um marco importante no processo de revisão e modernização das principais regras do ICSID para resolução de disputas de investimentos internacionais, no dia 20 de janeiro de 2022, o Centro enviou um amplo pacote de alterações a essas regras para votação pelo Conselho Administrativo – o órgão diretivo do ICSID, composto pelos Estados-Contratantes da Convenção de Washington de 1965.

A votação deverá decorrer até ao dia 21 de março de 2022 e, em caso de aprovação, as novas regras entrarão em vigor no dia 1 de julho de 2022. 

Os textos das regras submetidas a votação e toda a informação relativa ao processo de cinco anos de revisão levado a cabo pelo ICSID estão disponíveis no site deste Centro.  Para mais informações clique aqui.                       

***************

Acórdão do TJUE, de 2 de setembro de 2021, Processo C‑741/19, República da Moldávia contra Komstroy LLC, sucessora da Energoalians, em que foi decidido que:

O artigo 1.o, ponto 6, e o artigo 26.°, n.° 1, do Tratado da Carta da Energia, assinado em Lisboa em 17 de dezembro de 1994, aprovado em nome das Comunidades Europeias pela Decisão 98/181/CE, CECA, Euratom do Conselho e da Comissão, de 23 de setembro de 1997, devem ser interpretados no sentido de que a aquisição, por uma empresa de uma parte contratante neste tratado, de um crédito resultante de um contrato de fornecimento de eletricidade, não associado a um investimento, pertencente a uma empresa de um Estado terceiro em relação ao referido tratado, sobre uma empresa pública de outra parte contratante no mesmo tratado não constitui um «investimento» na aceção destas disposições.       
                 
***************

A Assembleia Nacional de República de Angola Aprova a Resolução para Adesão do País à Convenção CIRDI. Consulte aqui.

***************                           

 

O Conselho para a Arbitragem de Investimento tem cerca de 20 membros e pretende ser o principal fórum de discussão da arbitragem de investimento em Portugal.

Presidente

Tiago Duarte

Tiago Duarte

Presidente

Membros

Cláudia Saavedra Pinto

Cláudia Saavedra Pinto

Membro

António Andrade de Matos

António Andrade de Matos

Membro

João Vilhena Valério

João Vilhena Valério

Membro

Carla Gonçalves Borges

Carla Gonçalves Borges

Membro

Sofia de Sampaio Jalles

Sofia de Sampaio Jalles

Membro

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.