O APA Arbitration Day 2025 teve lugar no dia 9 de maio, no Afiteatro 5 da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
O evento teve início com a realização da Assembleia Geral da APA, durante a qual foram aprovados o Relatório e Contas da Direção, o Parecer do Conselho Fiscal e o Orçamento para o ano de 2025.
Na sequência destes trabalhos, a Assembleia Geral elegeu os novos membros da Direção da APA para o biénio de 2025-2027, sendo a lista eleita a seguinte:
Direção:
Sofia Martins
Vogais:
Pedro Metello de Nápoles
André Navarro de Noronha
Sofia Ribeiro Mendes
Catarina Monteiro Pires
Filipa Cansado Carvalho
João Saúde
Secretário Executivo:
Miguel Pereira da Silva
O programa incluiu ainda duas sessões, sendo a primeira dedicada ao tema “Aplicação de sanções económicas e arbitragem internacional: que impactos no aftermath da invasão da Ucrânia pela Rússia?”, e a segunda centrada no tema “Inteligência artificial aplicada ao processo arbitral: comentário às Silicon Valley Arbitration & Mediation Center: Guidelines on the Use of Artificial Intelligence in Arbitration”.
Ainda no período da manhã, teve lugar a sessão de entrega do Prémio APA 2025, que distinguiu a equipa de universidades portuguesas com a melhor classificação no Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot. A cerimónia contou com a presença da Dra. Sofia Martins (Presidente da APA), da Professora Doutora Mariana França Gouveia (Presidente do Conselho Científico da NOVA School of Law) e do Professor Doutor Eduardo Vera-Cruz (Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa). O Prémio APA 2025 foi entregue à equipa da Faculdade de Direito da NOVA School of Law.
O encerramento do evento ficou marcado por um almoço, realizado no Centro de Arbitragem e Resolução de Litígios da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.